Conversações

Milena Moraes

. 2 minuto ler . Written by Uma leitura puxa a outra
Milena Moraes
Atriz e produtora teatral, uma das fundadoras da La Vaca Companhia de Artes Cênicas. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Leituras comentadas

Adelaide Carraro (1936-1992): Romancista brasileira, conhecida por romances populares tratando de temas polêmicos, como Falência das elites (1965), e também pela série de livros infanto-juvenis O estudante (1975, 1988, 1991).

Cassandra Rios (1932-2000): Romancista brasileira. Escreveu romances de mistério. Também foi uma das primeiras escritoras a abordar a temática lésbica. Escreveu romances como Carne em delírio (1976) e Eu sou uma lésbica (1980).

Fernando Pessoa (1888-1935): Escritor e poeta português. Especialmente conhecido por desdobrar sua produção em inúmeros heterônimos, dentre os quais os mais conhecidos são Álvaro de Campos, Alberto Caieiro e Ricardo Reis.

Peter Brook (n. 1925): Diretor de teatro e cinema. Trabalhou como diretor para Royal Shakespeare Company. Também, com Jean-Claude Carrière, adaptou para os palcos o poema épico Mahabarata.

Antonin Artaud (1896-1948): Poeta, dramaturgo e diretor teatral de vanguarda francês. Autor do livro de ensaios O teatro e seu duplo (1938), que desenvolve a forma teatral buscada por Artaud, chamada por ele de o teatro da crueldade.

Franca Rame (1929-2013): Atriz, dramaturga, feminista e ativista política italiana. Esposa e colaboradora de Dario Fo. Atuou em filmes como Amarti è il mio destino (dir. Ferdinando Baldi, 1957), e escreveu e atuou em monólogos como Lo stupro (1981). Também foi eleita senadora da república.

Dario Fo (1926-2016): Ator, dramaturgo, diretor teatral, compositor, pintor e ativista político de esquerda italiano. Esposo de Frama Rame. Vencedor do prêmio Nobel de Literatura (1997).

Malcom Bauer: Ator, diretor, dramaturgo e roteirista brasileiro, radicado em Florianópolis (SC). Graduado em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atuou em Uz (Gabriel Calderón, dir. Renato Turnes, 2014). Escreveu o roteiro do curta-metragem em vídeo digital O homem dublado, selecionado pelo Programa Petrobrás Cultural e pelo Edital da Cinemateca Catarinense (2010).

Contato

milenamoraes.net

Equipe

Produção: Fabiano Caruso [fabianocaruso.com]

Co-produção: Esni Soares [artecultura.inf.br]

Entrevista: Fabiano Sei [fabianosei.com]

Edição: Fernanda do Canto [nanda-doc.tumblr.com]

Nota de edição
O arquivo da gravação original da entrevista foi corrompido, devido a um erro com a Canon 70D que estava sendo utilizada para a gravação oficial. Optamos por utilizar uma gravação experimental feita paralelamente com a câmera do celular como a versão final, para não deixarmos de divulgar o excelente conteúdo da entrevista. Agradecemos mais uma vez a edição criativa da Fernanda do Canto.